3/05/2012

É Carnaval em Montreal









Carnaval na Associação Portuguesa do Canadá

Este Sábado tive a minha primeira experiência bem Portuguesa em Montreal. Decidi fazer parte do Jornal a "Voz de Portugal" e poder servir esta grande comunidade com prazer contribuindo com design e fotografia ainda melhor!

Cheguei à Associação Portuguesa do Canadá e depressa o típico calor Português fez-se sentir. Fui recebida como se pertencesse a esta comunidade já há algum tempo e rapidamente me senti em casa.

A sala estava já preparada com mesas redondas bem decoradas e as pessoas foram aparecendo. Alguns já mascarados e outros que se foram mascarando durante a noite. Fui-me sentindo em casa e a pergunta mais típica era "Então e tu és de quem?"… se não viesse de uma pequena vila chamada Sesimbra, perto de Lisboa, nunca teria percebido a pergunta. Na verdade, "não sou de ninguém" era a resposta que me vinha á cabeça. Vim para Montreal há 6 meses sozinha (como provavelmente outras gerações em outro tempo fizeram) em busca de um futuro mais promissor, que neste momento o sol de Portuga não me dá.

A boa comida, a fazer lembrar a da minha avó, e o ambiente acolhedor fez-me matar as saudades!

A noite estava fria mas depressa as 190 pessoas aqueceram a sala com um bailarico que durou noite dentro. A Associação Portuguesa do Canadá encheu-se de várias surpresas de grupos de mascarados que, durante a noite, foram aparecendo na pista de dança. Miúdos e graúdos fizeram-se mascarar com fatos originais, desde o Capuchinho Vermelho, ao Urso, ás Doce até mascarados de Pretas! Dançou-se em pares ou em esquemas bem coreografados ao ritmo de boa música pelo Eddy Sousa e o DJ X-Men.

Olhando ao meu redor senti que realmente somos um povo fantástico onde pessoas de várias gerações, do continente e ilhas se juntam para beber e comer bem, rir, dançar e divertirem-se!


Texto e Fotos: Rita Gomes
Jornal a Voz de Portugal - Publicação nr. 43, Ano 51
29 Fevereiro 2012
(as fotos não são as originais da publicação)

2 comments:

cima said...

É festa rija...somos os maiores, pena que os nossos governantes sejam tao maus e nos obriguem a sair de Portugal.

Clara said...

Vivam os TUGAS!